5-12-2017 Dia do Voluntariado

Dia 5 de dezembro comemorou-se o dia internacional do voluntariado. Esta data tem como objetivo, incentivar e valorizar o serviço voluntário. Por esta razão, a nossa escola, no âmbito da disciplina de área de Integração, providenciou várias ações decorridas em simultâneo, nos lares de idosos do concelho de Alvito.

 

Foram inúmeros os alunos que desenvolveram tarefas de apoio aos idosos, o que resultou num dia diferente, intergeracional, onde o convívio imperou. Foi confecionado e servido o almoço para todos os utentes e desenvolvidas atividades lúdicas com os mesmos.

 

As turmas de 2º ano dos cursos de Cozinha- Pastelaria e Restaurante-Bar contribuíram para o sucesso desta ação, orientadas pelo respetivos formadores da área técnica, assim como, algumas alunas dos cursos de Técnico de Comércio (1º e 3º anos) que fizeram as alegrias de algumas utentes, com uma sessão de manicure. Já alguns alunos de Restaurante- Bar (1º ano) voluntariaram-se para jogar dominó e às cartas, outro ponto alto do evento!

  

Esta ação contou também com a participação da equipa de reportagem EPA TV, com alunos de Técnico de Informática (1º ano).

 

Pela reação e entrega de todos, esta será com certeza, uma experiência a repetir!



29-11-2017 Grupo Coral "Epa em Cante" participa em Oficina de Cante Coral Alentejano

O grupo coral "EPA em Cante" participou na Oficina de Cante Alentejano em Castro Verde

No âmbito das comemorações do III Aniversário do Cante Alentejano, no passado dia 29 de novembro, o grupo coral EPA em Cante, participou na oficina de Cante Alentejano na Escola Secundária de Castro Verde, com grande entusiasmo, determinação e grande vontade de aprender.

Foram organizadores desta atividade o grupo Coral os Ganhões, a Escola Secundária e a Câmara Municipal de Castro Verde.

À organização do evento e em particular ao seu dinamizador Filipe Pratas, o nosso muito obrigado, pelas aprendizagens facultadas, pela partilha do conhecimento que certamente vai contribuir para que as nossas "vozes" entoem mais alto em homenagem ao "Cante Alentejano".

Professora Maria José Palma



15-11-2017 Torneio Polivito

O projeto Cresce e Aparece em parceria com a Associação Terras Dentro, desenvolveram esforços com vista à recuperação dos espaços desportivos outdoor de Alvito, nomeadamente – campo de futebol, campo de basquetebol e ténis. Assim, o dia 15 de novembro foi o escolhido para a inauguração destes espaços, com diferentes atividades desportivas a decorrer ao longo de todo o dia.

    

Foram convidados a participar no evento, alunos da quer da Escola Profissional quer da EBJI de Alvito.

As atividades desportivas tiveram início com uma aula de zumba. Posteriormente, foi desenvolvido um torneio de basquetebol do qual saiu vencedora a equipa Os Ilhéus. Contudo, a forte adesão foi para o futebol, com inúmeras equipas a disputar as diferentes fases do torneio. Sagrou-se campeã, a equipa Golden Boys.

  

Ao final da tarde, procedeu-se à entrega dos prémios. Estão todos de parabéns!



10-11-2017 Festa de São Martinho

A tarde de sexta-feira foi de festa – um magusto para toda a comunidade escolar, cumprindo assim a tradição de comemorar, como já vem sendo hábito, o dia de São Martinho.

  

Esta atividade foi desenvolvida pela disciplina de Área de Integração, envolvendo também as disciplinas da área técnica. Contou-se por isso, com a participação dos alunos do 1º ano de Cozinha-Pastelaria e de 2º de Restaurante-Bar, dirigidos pelos respetivos professores.

Ao longo da tarde, podemos degustar as várias especialidades confecionadas sobretudo, com produtos da época – frutos secos, batata-doce e abóbora. Simultaneamente, ouviram-se modas alentejanas, interpretadas pelo Grupo Coral da EPA.

  

A estreia da equipa de reportagem da EPA foi outro marco importante! Alguns alunos fizeram pequenas entrevistas aos convivas, as quais serão posteriormente apresentadas no canal EPA TV (MEO) e nas redes sociais Instagram e Facebook. Sigam-nos!



05-11-2017 Participação na Feira da Gastronomia de Santarèm

A Escola Profissional de Alvito foi convidada pela Associação Terras Dentro, a participar na Feira da Gastronomia de Santarém, que tem como mote O pão de cada dia. Em parceria com a Câmara Municipal de Vidigueira foi proposta uma atividade gastronómica que envolvesse a gastronomia do Alentejo e o pão.

  

Desta forma, o chefe Pedro Rolim, acompanhado por dois alunos do curso de Cozinha-Pastelaria do 2º ano – Alexandre Lopes e Henrique Costa fizeram in loco, a confeção de alguns pratos tradicionais utilizando o pão Alentejano como ingrediente-base.

   

     

 

Esta iniciativa pretendeu enaltecer a qualidade do pão alentejano e o seu uso na gastronomia regional.

Agradecemos a ambas as entidades, a participação no evento.