A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição e/ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso frequentado pelo aluno.

A realização da FCT será dividida pelo 1º, 2º e 3ºs anos. Ao longo da formação serão desenvolvidas atividades e experiências de trabalho sob a coordenação dos professores acompanhantes. Serão realizadas visitas a locais reais de trabalho para a sensibilização dos alunos das futuras condições de trabalho e realizar-se-ão convites a técnicos da área para partilhar experiências com os futuros profissionais.

A FCT numa entidade de acolhimento terá um primeiro momento de 280 horas no 2º ano e 280 horas no 3º ano, após a Prova de Aptidão Profissional (PAP). Desta forma os alunos poderão ter acesso imediato ao mercado de trabalho após a conclusão da FCT.

A planificação da lecionação dos módulos da componente de formação técnica/tecnológica assegurará que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências necessárias ao seu desempenho na entidade de acolhimento.